INTELECTUS CLÍNICA & ESCOLA APRESENTA

CURSOS EM PORTUGAL 2019

ESTIMULAÇÃO E REABILITAÇÃO CEREBRAL 

1. INTRODUÇÃO:
O curso de aprimoramento em Estimulação e Reabilitação Cerebral oferece ao participante noções básicas da estrutura cerebral com atenção Especial às funções cognitivas (funções executivas) e suas demandas para o processo de reabilitação. Dá oportunidade ao participante conhecer noções básicas da estrutura cerebral com atenção especial às funções cognitivas (executivas) e suas demandas para o processo de reabilitação. O aluno sairá habilitado a compreender e identificar as funções executivas preservadas ou comprometidas e ser capaz de selecionar estratégias para
recuperar ou estimular tais funções, conduzir a diferentes estratégias.

2. OBJETIVO:
Este curso visa habilitar o aluno a conhecer e identificar as funções cognitivas preservadas ou comprometidas e ser capaz de selecionar estratégias para recuperar ou estimular tais funções, conduzir a diferentes estratégias e técnicas para uma intervenção direcionada às funções cognitivas, emocionais, comportamentais, de aprendizagem e vida funcional.

3. EMENTA PEDAGÓGICA:
Aula expositiva, oficinas para demonstração de ferramentas e técnicas, estudo dirigido, artigos científicos e estudo de caso.
• Princípios da Estimulação e Reabilitação Cognitiva
• Intervenção na Deficiência Intelectual
• Reabilitação dos distúrbios de aprendizagem
• Reabilitação do (Transtorno Espectro Autista -TEA)
• Reabilitação da memória – Processos degenerativos
• Reabilitação das funções executivas
• Reabilitação dos distúrbios atencionais – TDAH
• Modelos de Programas de Treinamento nos transtornos externalizantes
• Reabilitação em apraxias, agnosias, distúrbios vísuo-contrutivos e espaciais
• Intervenção em Cognição Social
• Discussão de casos
• Compreender os principais conceitos envolvidos no tratamento de alterações
cognitivas;
• Conhecer métodos de reabilitação e intervenção
• Os efeitos da Neuroplasticidade: saiba porque alguns pacientes conseguem
recuperar-se e outros não;
• BI- ISIG (Brain Injury Interdisciplinary Special Interest Group), principal grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de Evidências Científicas para a prática clínica da RC. Diferenças entre os conceitos habilitação, estimulação e reabilitação cognitiva:
• HABILITAÇÃO COGNITIVA: Habilitar denota uma perspectiva de desenvolver habilidades ainda latentes para conquista, aprendizagem de novas habilidades e competências.
• REABILITAÇÃO COGNITIVA: Entende-se como sendo uma intervenção mais ampla no intuito de devolver habilidades e competências que por circunstâncias se perderam ou enfraqueceram. Nela, está inserida a estimulação das funções cognitivas.
• ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: O termo estimulação cognitiva refere-se a todas as atividades desenvolvidas com o intuito de aprimorar o proveito de componentes cognitivos: memória, atenção linguagem ou funções executivas. 

4. CARGA HORÁRIA: 16 horas

5. FACILITADORES: Prof.ª Silvana Cracasso 

6. PÚBLICO ALVO: Fonoaudiólogos; Terapeutas Ocupacionais; Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Profissionais da Saúde e Educação. 

DATA & HORA

8 e 9 de Junho de 2019
Horário: 9hs as 18hs
Carga Horária 16Horas.

LOCAL

EMAC Escola de Saúde Integral, Porto - PORTUGAL

INVESTIMENTO

€ 170,00

FACILITADORES

Dr. Marco Fabio Coghi

Diretor Científico, Fisioterapeuta e Terapeuta 

Fisioterapeuta pós-graduado, pós-graduado e instrutor de Yoga, terapeuta Ayurveda. Professor de cursos de pós-graduação em saúde. Criador do biofeedback cardioEmotion.

Prof.ª Silvana Pochetto Cracasso

Diretora Pedagógica e Terapeuta 

Especialista em Neuropsicologia e Dependência Química, especialista em biofeedback cardioEmotion, professora de cursos de pós-graduação na área de educação e saúde, mestranda em Ciências da Saúde (UNIFESP/SP);

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